O que o Município pode fazer para combater o uso de cigarro eletrônico entre jovens ou ampliar ciclovias e projetar novos espaço de lazer? Essas são algumas das questões discutidas no Parlamento Jovem 2024 que diplomou nesta semana 17 novos vereadores e vereadoras jovens.
As discussões também se voltaram a assuntos em pauta, como o Projeto Parceiro da Escola do Governo do Estado do Paraná, o qual privatiza a administração dos colégios estaduais, e a Proposta de Emenda à Constituição sobre escala 6x1, em relação à distribuição da carga horária de trabalho.
No total, discutidas 31 proposições, as quais versavam sobre os mais diversos assuntos, destacando os pedidos de informação ao Executivo sobre políticas públicas em andamento, como nas áreas de segurança, meio ambiente e mobilidade urbana. Desde sua criação em 2017, foi a legislatura com a participação de mais integrantes do movimento estudantil e do Conselho Municipal da Juventude.
O coordenador da Escola Legislativa de Maringá, Joaquim Francisco dos Santos Neto, lembrou que algumas das discussões foram intensas e mostraram a preocupação dos participantes com a cidade.
“Tivemos um ano intenso com várias reuniões, além das programadas. Isso demonstra o interesse dos jovens pelo campo político e a vontade deles em contribuir para a melhoria da cidade, bem como o engajamento deles em relação aos temas que os afeta enquanto categoria social”, enfatizou Joaquim.
Programa
O Parlamento Jovem é destinado a estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Assim como o Vereador Mirim, permite aos participantes vivenciar as funções e a rotina de um vereador, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania e a compreensão da organização política da sociedade brasileira.
Inscrições
Quer participar do Parlamento Jovem 2025? Acesse o site da Câmara Municipal de Maringá e clique no banner “Parlamento Jovem”. A partir de março a Escola Legislativa divulgará o programa nas redes de ensino.
Reconhecimento
A Câmara de Maringá, por meio da Escola Legislativa, tem se destacado no Paraná com programas destinados a crianças e jovens para o desenvolvimento da cidadania e compreensão da organização política da sociedade brasileira. É citada no “Guia para Implementar Parlamentos Jovens da Assembleia Legislativa do Paraná” como uma das casas legislativas que se destacam no “esforço de educar politicamente os cidadãos”.
Em 2016, o trabalho com a Câmara Mirim conquistou o Prêmio Gestor Público do Paraná do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Paraná (SINDAFEP).
Vereadores e vereadoras do Parlamento Jovem 2024
Ana Luiza Gonçalves Martins
Diego Marquioto Prado
Diogo Campos
Emanuel Kiss Nielsen de Castro
Gabriel Augusto Simão Guirao
Gabriel Ellias Vieira Pais
Gabriel Lobregate Adamuccio
Gustavo José de Oliveira Freire
João Boldrini Fernandes Zardo
João Felipe Rodrigues de Sá Andrade
João Vinicius Oliveira
Maria Clara Falavigna Dacome
Maysa Piasentin
Pedro Rais Ramos
Raiza Sophia Barreto Pires
Thiago Rais Ramos
Yasmim Guelles Campanha