Resumo (26ª Sessão Ordinária de 2023 da 3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: Sessão Ordinária
Abertura: 04/05/2023 - 09:30
Encerramento: 04/05/2023 - 11:30



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: Mário Hossokawa / PP
1º Vice-Presidente: Mário Verri / PT
2º Vice-Presidente: Delegado Luiz Alves / REPUBLICA
1º Secretário: Sidnei Telles / AVANTE
2º Secretário: Alex Chaves / MDB
3º Secretário: Maninho / PDT



Lista de Presença na Sessão
Adriano Bacurau / REDE
Alex Chaves / MDB
Altamir Antonio dos Santos / PODE
Bravin / PSD
Cris Lauer / PSC
Delegado Luiz Alves / REPUBLICA
Dr. Manoel / PL
Maninho / PDT
Mário Hossokawa / PP
Mário Verri / PT
Onivaldo Barris / UNIÃO
Paulo Biazon / UNIÃO
Professora Ana Lúcia / PDT
Rafael Roza / NOVO
Sidnei Telles / AVANTE






Expedientes
1. LEITURA DE TEXTO BÍBLICO:

Vereador Cristian Maia Maninho.

2. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DE SESSÃO ANTERIOR:

Ata da Sessão Ordinária do dia 23/03/2023.

3. EXPEDIENTE RECEBIDO PELA MESA:

Ofícios do Senhor Domingos Trevizan Filho, Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal, em resposta aos requerimentos e indicações dos senhores vereadores.

4.1. SÚMULA DOS PROJETOS RECEBIDOS:

PROJETO DE LEI Nº 16.683/2023
Autor: Vereador Maninho
Declara de Utilidade Pública a Associação de Apoio ao Adolescente e Família Filadélfia – ASAFIL.

4.2. SÚMULA DOS REQUERIMENTOS RECEBIDOS:

REQUERIMENTO Nº 1385/2022
Autor: Vereador Mário Hossokawa
Indica à Mesa seja homenageada em sessão ordinária da Casa, em data a ser definida pela Presidência, com a entrega do Título de Consagração Pública Municipal, contendo mensagem legislativa, nos termos do disposto na Resolução n. 431/1998, a Instituição Universitária UNICESUMAR, na pessoa do regente titular e diretor artístico da orquestra filarmônica desta instituição, Maestro Davi Oliveira, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade maringaense, especialmente pelas atividades desenvolvidas pela Orquestra Filarmônica UNICESUMAR (OFUC), que completa 20 (vinte) anos de atividades em 2023.

REQUERIMENTO Nº 456/2023
Autor: Vereadora Professora Ana Lúcia
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de promover alterações na Lei n. 10.446/2017, que disciplina o art. 140, § 2.º, da Lei Complementar n. 239/1998 – Estatuto do Servidor Municipal de Maringá, que versa sobre  dispensa de parte da jornada de trabalho para acompanhamento de pessoa com deficiência, bem como além de promover alterações legislativas, efetuar também alterações administrativas, de forma que se possa assegurar um acompanhamento de qualidade e condizente com as demandas atuais dos dependentes legais dos servidores do Poder Executivo, conforme segue:
1 – a sistemática de redução da jornada dos servidores em até 50% de sua carga horária semanal, distribuída durante os dias de seu expediente regular, prevista no art. 1.º da Lei n. 10.446/2017, não tem se mostrado eficiente conforme as necessidades de acompanhamento das pessoas com deficiência atualmente. Faz-se necessário que a redução da jornada abranja também o seguinte:
a) com relação aos dependentes com deficiências intelectuais graves, faz-se necessário ampliar a possibilidade de redução da jornada, tendo em vista que atualmente a redução proposta pela legislação em questão abrange apenas o tempo necessário para acompanhamento do dependente nas terapias de que ele necessita (médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos). Porém, diversas dessas pessoas que são dependentes dos servidores necessitam de mais tempo de seus responsáveis legais também nos períodos em que estão em casa, já que muitas delas têm pouca autonomia para exercer suas atividades em casa. A redução poderá ser consecutiva, intercalada, alternada ou escalonada, conforme a necessidade ou programa de atendimento pertinente aos servidores, mediante requerimento formulado ao órgão responsável da Administração Municipal, instruído com a indicação da necessidade da jornada a ser reduzida;
2 – ampliação para 02 (dois) anos do período de validade do laudo que comprova a deficiência física do dependente, nos casos em que se trata de deficiência permanente, já que atualmente a Administração Municipal aceita como válidos estes laudos por apenas 01 (um) ano. Com o prolongamento da validade do laudo mencionado, reduz-se os gastos com profissionais da saúde que os emitem e reduz-se também o tempo que é demandado dos servidores acompanhantes para obtenção de novos laudos;
3 – garantia de que a redução de jornada para os servidores que são responsáveis legais por pessoa com deficiência, inclusive com as modificações ora propostas, possa abranger tanto os servidores estatutários, quanto os celetistas.

REQUERIMENTO Nº 522/2023
Autor: Vereadora Professora Ana Lúcia
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, em relação à Educação Especial oferecida no Município na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o quanto segue:


1 – qual é o total de crianças atendidas atualmente na modalidade educação especial, especificando, em relação a esse total, os diagnósticos registrados e a quantidade de educandos por diagnóstico, bem como as respectivas séries em que estão matriculados;
2 – qual é o total de alunos na Rede Municipal de Ensino e a quantidade de alunos por sala;
3 – qual é a quantidade de professores de apoio ocupantes de cargo efetivo existente atualmente nos quadros do Município, bem como se este quantitativo é suficiente para atender satisfatoriamente a demanda atual e, não sendo, quais são as alternativas em curso para suprir adequadamente tal demanda e os processos e estimativas de contratações futuras;
4 – quais são os outros profissionais que realizam o atendimento na educação na modalidade especial, especificando as áreas de atuação e a respectiva quantidade de profissionais, bem como o quantitativo de alunos ou unidades de ensino atendidos por profissional, como, por exemplo, o total de psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, etc. e quantas unidades/alunos estão atribuídos a cada um destes profissionais;
5 – se as salas de aula possuem os equipamentos e as estruturas necessárias para atender devidamente os alunos na modalidade educação especial;
6 – se a sala de recursos está atrelada à estrutura da educação especial, e, em caso positivo, se existem salas de recursos em funcionamento em todas as unidades de ensino. Em caso negativo, decline os motivos;
7 – se a sala de estimulação está atrelada à estrutura da educação especial, e, em caso positivo, se existem salas de estimulação em funcionamento em todas as unidades de ensino. Em caso negativo, decline os motivos;
8 – em relação ao programa de “compra de vagas” na rede privada, se as vagas adquiridas pelo Município em estabelecimentos privados também são destinadas a alunos da educação especial, e, em caso positivo, se nestas instituições de ensino estão garantidas as estruturas necessárias e os profissionais especializados para atendimento adequado dos educandos. Em caso negativo, decline os motivos.

REQUERIMENTO Nº 539/2023
Autor: Vereadora Professora Ana Lúcia
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, relativamente sobre a quadra de esportes do Conjunto Guaiapó/Requião, os motivos pelos quais foi entregue a uma organização privada do Município de Londrina. A comunidade dos moradores  utilizava bastante aquele espaço para diferentes atividades e, no presente momento, o local é de uso privado, estando os moradores impedidos de entrar, pois ao que consta serve inclusive, de moradia para responsáveis da organização. Considerando que foram inúmeras solititações dos vereadores para a reforma e uso pela população moradora, perguntamos se a informação do uso privado é verídica e, em caso positivo, decline as ações que a Municipalidade adotará para resolver a questão e retornar esse importante espaço público para o uso público.

REQUERIMENTO Nº 547/2023
Autor: Vereador Belino Bravin
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a adoção das medidas cabíveis visando à destoca dos tocos de árvores e à limpeza das calçadas existentes defronte dos terrenos baldios na Rua João Carlos Polo, no Jardim Universo, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.

REQUERIMENTO Nº 568/2023
Autor: Vereador Rafael Roza
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, – considerando a informação que chegou recentemente ao conhecimento do parlamentar signatário dando conta de que houve alteração na área que será desapropriada para a implantação do Parque das Águas (Prainha de Maringá), – que informe ou envie a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, o quanto segue:
1 – apotamento das áreas que serão desapropriadas para a implantação do estabelecimento em questão, indicando os lotes, os proprietários e as matrículas dos imóveis;
2 –  cópia da avaliação imobiliária realizada, apontando expressamente o valor estimado por alqueire, bem como todos os critérios utilizados na avaliação.

REQUERIMENTO Nº 580/2023
Autor: Vereadora Cris Lauer
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a execução de recapeamento asfáltico nas vias públicas do Parque Residencial Quebec, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.

REQUERIMENTO Nº 581/2023
Autor: Vereadora Cris Lauer
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há previsão para a conclusão da reforma e da reabertura do Teatro Calil Haddad, e, em caso positivo, decline as datas previstas para essas finalidades.

REQUERIMENTO Nº 583/2023
Autor: Vereadora Cris Lauer
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, relativamente à Unidade Básica de Saúde da Zona 6, o quanto segue:
1 - qual o número de servidores no cargo de Enfermeiro e Técnico de Enfermagem lotados no Programa Saúde da Família – PSF na mencionada unidade;
2 - quantos servidores lotados no Programa Saúde da Família – PSF possui a mencionada unidade;
3 - se o quadro de servidores atual está conseguindo atender à demanda;
4 - se existem servidores afastados por qualquer motivo.

REQUERIMENTO Nº 588/2023
Autor: Vereador Paulo Biazon
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, com relação ao funcionamento de parques de diversão no território municipal, o quanto segue:
1 – se há possibilidade de o Poder Executivo exigir que – nos parques de diversão que funcionem no Município e em que haja a reprodução de músicas por meio de sistemas de amplificação sonora – sejam reservadas, pelo menos, 2h (duas horas) de seu horário de atendimento, para que os equipamentos sonoros permaneçam desligados, criando-se a “Hora do Silêncio”, visando viabilizar e estimular que as pessoas com diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA) que tenham maior sensibilidade a estímulos sonoros possam participar das atrações oferecidas nesses espaços, de modo a torná-los mais inclusivos e acessíveis;
2 – se há possibilidade de instituir a “Hora do Silêncio”, na forma descrita no item anterior, já em relação ao parque de diversão que funcionará na 49ª Expoingá, que será realizada de 04 a 14 de maio de 2023.

4.3. SÚMULA DAS INDICAÇÕES RECEBIDAS:

INDICAÇÃO Nº 166/2023
Autor: Vereador Altamir dos Santos
Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a reforma das instalações do Centro Municipal de Educação Infantil Nilza de Oliveira Pipino, no Conjunto Residencial Ney Braga.

INDICAÇÃO Nº 674/2023
Autor: Vereador Adriano Bacurau
Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a revitalização da sinalização horizontal e vertical de trânsito (Pare, via preferencial, faixas de segurança para pedestres, dentre outras) nos cruzamentos da Rua Pioneiro Euclides Cordeiro da Silva com as Ruas José Toral Querubim e José Vicente Dias, no Conjunto Habitacional Requião.

INDICAÇÃO Nº 684/2023
Autor: Vereador Delegado Luiz Alves
Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a troca das lâmpadas queimadas dos postes existentes na Avenida São Judas Tadeu, imediações do número 664, na Zona 30, conforme fotos anexas.

INDICAÇÃO Nº 690/2023
Autor: Vereador Onivaldo Barris
Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a execução do serviço de recapeamento asfáltico na Rua Saint Hilaire, nas proximidades do n. 2817, entre as Ruas Alberto de Oliveira e Raimundo Correia, na Zona 05.

INDICAÇÃO Nº 691/2023
Autor: Vereador Onivaldo Barris
Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a limpeza dos bueiros localizados nas Ruas Castro Alves e Raimundo Correia, na Zona 06.

 

5. PRONUNCIAMENTO DOS VEREADORES:

Vereadores Ana Lúcia Rodrigues, Sidnei Telles, Onivaldo Barris e Delegado Luiz Alves.




Lista de Presença na Ordem do Dia
Adriano Bacurau / REDE
Alex Chaves / MDB
Altamir Antonio dos Santos / PODE
Bravin / PSD
Cris Lauer / PSC
Delegado Luiz Alves / REPUBLICA
Dr. Manoel / PL
Maninho / PDT
Mário Hossokawa / PP
Mário Verri / PT
Onivaldo Barris / UNIÃO
Paulo Biazon / UNIÃO
Professora Ana Lúcia / PDT
Rafael Roza / NOVO
Sidnei Telles / AVANTE



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei Complementar nº 2195 de 2023
Turno: Primeiro
Autor: Poder Executivo - Prefeito
Regulamenta a Lei Complementar nº 632, de 06 de outubro de 2006 - Plano Diretor do Município de Maringá, no que se refere ao Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança - EIV


Obs.: Aprovado em primeira discussão (Substitutivo e Emendas) na sessão de 04/05/2023
Aprovado

Obs.: Aprovado substitutivo à matéria e emendas modificativa e aditiva ao substitutivo.
2 - Projeto de Lei Ordinária nº 16468 de 2022
Turno: Suplementar
Autores: Vereadores, Altamir Antonio dos Santos, Dr. Manoel
DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE RECUPERAÇÃO E FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE MARINGÁ.


Obs.: Aprovado em terceira discussão na sessão de 04/05/2023
Aprovado
3 - Projeto de Lei Ordinária nº 16563 de 2022
Turno: Segundo
Autor: Alex Chaves
Declara de Utilidade Pública a Associação Esportiva Estrela Maringá.


Obs.: Aprovado em segunda discussão na sessão de 04/05/2023
Aprovado
4 - Projeto de Lei Ordinária nº 16620 de 2023
Turno: Segundo
Autores: Vereadores, Delegado Luiz Alves, Mário Verri, Sidnei Telles
Fica denominada Guarda Municipal Paulo Brasiliano a rotatória sem denominação situada na confluência entre as Avenidas Guaiapó e Major Abelardo José da Cruz (Contorno Norte), na área abrangida pelas Zonas 36 e 37.


Obs.: Adiada por 01 sessão a discussão em plenário na sessão de 04/05/2023
Adiada a discussão

Obs.: Adiada a discussão por 01 sessão.
5 - Projeto de Lei Ordinária nº 16628 de 2023
Turno: Segundo
Autor: Sidnei Telles
Institui a campanha de combate à violência contra a mulher no trânsito e estabelece medidas para a conscientização da população e prevenção de práticas discriminatórias.


Obs.: Aprovado em segunda discussão na sessão de 04/05/2023
Aprovado
6 - Projeto de Lei Ordinária nº 16462 de 2022
Turno: Primeiro
Autores: Vereadores, Bravin, Professora Ana Lúcia
INSTITUI O CORREDOR CULTURAL DO CONJUNTO RESIDENCIAL JOÃO DE BARRO I E DO NÚCLEO HABITACIONAL SANTA FELICIDADE, NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Obs.: Aprovado em primeira discussão na sessão de 04/05/2023
Aprovado

Obs.: Aprovada emenda modificativa à matéria.
7 - Requerimento nº 445 de 2023
Turno: Único
Autor: Bravin
Solicita ao Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de alterar o horário de saída dos alunos nos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI’s do Município para as 18h30, tendo em vista que muitos pais só podem buscar os filhos quando saem do trabalho, às 18h, de modo que não é viável que cheguem nos estabelecimentos educacionais antes das 18h30. Em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade, e, em caso negativo, decline os motivos.


Obs.: Aprovado em discussão única na sessão de 04/05/2023
Aprovado
8 - Requerimento nº 462 de 2023
Turno: Único
Autor: Cris Lauer
Solicita ao Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de implantar atendimento médico especializado nas áreas de ginecologia e pediatria na Unidade Básica de Saúde do Conjunto Residencial Ney Braga, tendo em vista que unidade apresenta grande demanda por esses atendimentos, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.


Obs.: Aprovado em discussão única na sessão de 04/05/2023
Aprovado
9 - Requerimento nº 471 de 2023
Turno: Único
Autor: Sidnei Telles
Solicita ao Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, considerando a necessidade de garantir à comunidade o acesso integral a todos os serviços de saúde, incluindo os de saúde mental, e levando em conta o grande número de crianças e adolescentes que precisam do atendimento especializado prestado pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil - CAPSI, se há possibilidade de determinar a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial Infantil - CAPSI na Zona Norte de Maringá, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos.


Obs.: Aprovado em discussão única na sessão de 04/05/2023
Aprovado
10 - Requerimento nº 509 de 2023
Turno: Único
Autor: Paulo Biazon
Solicita ao Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a contratação de segurança armada privada para atuar nas recepções/portarias das Unidades de Pronto Atendimento do Município, para garantir a segurança dos servidores e usuários, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos.


Obs.: Aprovado em discussão única na sessão de 04/05/2023
Aprovado
11 - Requerimento nº 517 de 2023
Turno: Único
Autor: Altamir Antonio dos Santos
Solicita ao Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, qual é o andamento atualizado dos projetos de implantação de sistema de monitoramento eletrônico, por meio de câmeras de vídeo internas e externas e alarmes, nos postos de saúde de Maringá, e qual são as datas previstas para a conclusão dos serviços de instalação dos equipamentos necessários a esta finalidade, bem como para o início das atividades de monitoramento.


Obs.: Aprovado em discussão única na sessão de 04/05/2023
Aprovado
12 - Requerimento nº 519 de 2023
Turno: Único
Autor: Cris Lauer
Solicita ao Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, – considerando a necessidade de se buscar o aperfeiçoamento constante no atendimento ao público infantojuvenil na rede pública de saúde de Maringá, bem como que o acesso à saúde é um direito fundamental de todos os cidadãos, devendo ser prestado de forma digna e humanizada, especialmente tendo em vista que a infância e a adolescência são fases de formação do indivíduo, exigindo, portanto, uma atenção especial por parte do Estado, – o quanto segue com relação ao Pronto Atendimento Infantil da UPA Zona Norte: 1 – quantos médicos pediatras estão lotados no Pronto Atendimento Infantil da UPA Zona Norte; 2 – qual é a carga horária desses profissionais; 3 – se todas as crianças que procuram atendimento no Pronto Atendimento Infantil da UPA Zona Norte são realmente atendidos por médico pediatra, e, em caso negativo, decline os motivos; 4 – se durante as 24 (vinte e quatro) horas (...)


Obs.: Aprovado em discussão única na sessão de 04/05/2023
Aprovado
13 - Requerimento nº 520 de 2023
Turno: Único
Autor: Onivaldo Barris
Solicita ao Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há previsão para a pavimentação asfáltica da Rua Pioneira Deolinda Tinassi Garcia, defronte da horta comunitária do Jardim Montreal, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.


Obs.: Aprovado em discussão única na sessão de 04/05/2023
Aprovado
14 - Requerimento nº 534 de 2023
Turno: Único
Autor: Maninho
Solicita ao Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a implantação de sinalização horizontal e vertical de trânsito em todas as vias públicas do Jardim São Silvestre, principalmente na parte localizada após o Anel Viário Prefeito Sincler Sambatti (Contorno Sul), no sentido centro/bairro, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos.


Obs.: Aprovado em discussão única na sessão de 04/05/2023
Aprovado
15 - Requerimento nº 560 de 2023
Turno: Único
Autor: Delegado Luiz Alves
Solicita ao Prefeito Municipal, que envie a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, o cronograma semanal e mensal para o corrente ano da execução dos serviços de remoção e poda de árvores no Município para o corrente ano, tendo em vista que, atualmente, no site da Municipalidade há apenas a informação das árvores que estão aguardando atendimento, sem o cronograma constando a previsão para a realização do serviço, fato que deveria ser de conhecimento público e uma das maiores cobranças junto aos vereadores.


Obs.: Aprovado em discussão única na sessão de 04/05/2023
Aprovado
16 - Requerimento nº 570 de 2023
Turno: Único
Autor: Cris Lauer
Solicita ao Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a execução de operação “tapa-buracos” na rotatória existente no cruzamento da Avenida Colombo com a Rua Rodolfo Cremm, imediações do viaduto do Anel Viário Major Abelardo José da Cruz (Contorno Norte), e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.


Obs.: Aprovado em discussão única na sessão de 04/05/2023
Aprovado
17 - Requerimento nº 575 de 2023
Turno: Único
Autor: Cris Lauer
Solicita ao Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de o Poder Executivo providenciar que seja incluída, na Lei Orçamentária para 2023, a execução da pavimentação asfáltica de toda a extensão da Rua Jair do Couto Costa, localizada no Recanto dos Magnatas, tendo em vista que a mencionada via pública encontra-se desprovida do benefício, situação que tem causado grandes transtornos à locomoção dos munícipes, e, em caso negativo, decline os motivos.


Obs.: Aprovado em discussão única na sessão de 04/05/2023
Aprovado
18 - Projeto de Lei Ordinária nº 16683 de 2023
Turno: Primeiro
Autor: Maninho
Declara de Utilidade Pública a Associação de Apoio ao Adolescente e Família Filadélfia - ASAFIL.


Obs.: Aprovado em primeira discussão, regime de urgência na sessão de 04/05/2023
Aprovado



Votações Nominais - Matérias da Ordem do Dia
Matéria Votos
Projeto de Lei Ordinária nº 16563 de 2022
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Não Votou
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Abstenção
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Sim
  • Sidnei Telles - Sim
  • Projeto de Lei Ordinária nº 16468 de 2022
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Não Votou
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Abstenção
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Não Votou
  • Sidnei Telles - Sim
  • Projeto de Lei Ordinária nº 16462 de 2022
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Sim
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Abstenção
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Sim
  • Sidnei Telles - Sim
  • Requerimento nº 575 de 2023
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Sim
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Abstenção
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Sim
  • Sidnei Telles - Sim
  • Requerimento nº 570 de 2023
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Sim
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Abstenção
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Sim
  • Sidnei Telles - Sim
  • Requerimento nº 560 de 2023
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Sim
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Abstenção
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Sim
  • Sidnei Telles - Sim
  • Requerimento nº 534 de 2023
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Sim
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Abstenção
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Sim
  • Sidnei Telles - Sim
  • Requerimento nº 520 de 2023
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Sim
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Abstenção
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Sim
  • Sidnei Telles - Sim
  • Requerimento nº 519 de 2023
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Sim
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Abstenção
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Sim
  • Sidnei Telles - Sim
  • Requerimento nº 517 de 2023
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Sim
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Abstenção
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Sim
  • Sidnei Telles - Sim
  • Requerimento nº 509 de 2023
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Sim
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Abstenção
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Sim
  • Sidnei Telles - Sim
  • Requerimento nº 471 de 2023
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Sim
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Abstenção
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Sim
  • Sidnei Telles - Sim
  • Requerimento nº 462 de 2023
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Sim
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Abstenção
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Sim
  • Sidnei Telles - Sim
  • Requerimento nº 445 de 2023
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Sim
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Abstenção
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Sim
  • Sidnei Telles - Sim
  • Projeto de Lei Ordinária nº 16683 de 2023
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Sim
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Abstenção
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Sim
  • Sidnei Telles - Sim
  • Projeto de Lei Ordinária nº 16628 de 2023
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Não Votou
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Abstenção
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Sim
  • Sidnei Telles - Sim
  • Projeto de Lei Ordinária nº 16620 de 2023
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Não Votou
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Abstenção
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Sim
  • Sidnei Telles - Sim
  • Projeto de Lei Complementar nº 2195 de 2023
  • Adriano Bacurau - Sim
  • Alex Chaves - Sim
  • Altamir Antonio dos Santos - Sim
  • Bravin - Sim
  • Cris Lauer - Sim
  • Delegado Luiz Alves - Sim
  • Dr. Manoel - Sim
  • Maninho - Sim
  • Mário Hossokawa - Sim
  • Mário Verri - Sim
  • Onivaldo Barris - Sim
  • Paulo Biazon - Sim
  • Professora Ana Lúcia - Sim
  • Rafael Roza - Sim
  • Sidnei Telles - Sim