A conscientização sobre a destinação do Imposto de Renda para projetos sociais pode ganhar força em Maringá. A Câmara Municipal aprovou a criação da Semana Municipal de Conscientização sobre a Possibilidade de Destinação do Imposto de Renda para Projetos Sociais, proposta pelo vereador Uilian da Farmácia (União Brasil). A iniciativa agora aguarda a sanção do prefeito para entrar no calendário oficial da cidade.
Se aprovada, a campanha será realizada anualmente, na segunda semana de março, e visa informar a população sobre a possibilidade legal de direcionar parte do Imposto de Renda devido para fundos municipais de apoio a crianças, adolescentes e idosos. A expectativa é incentivar a participação cidadã e ampliar os recursos destinados a mais de 60 entidades assistenciais, esportivas e educativas do município.
Atualmente, segundo o delegado da Receita Federal Marcos Wanderley de Souza, Maringá tem potencial para arrecadar até R$ 40,5 milhões para esses projetos. No entanto, apenas 10,26% desse valor (cerca de R$ 4,16 milhões) tem sido efetivamente destinado. O vereador Uilian acredita que a medida pode mudar esse cenário.
“Esperamos que a conscientização traga benefícios diretos às pessoas em situação de vulnerabilidade por meio das entidades que as assistem”, declarou.
O projeto de lei 11.931/2025 já foi enviado ao Executivo e aguarda decisão do prefeito, que pode sancioná-lo ou vetá-lo. Caso seja aprovado, a iniciativa pode criar um ciclo virtuoso de solidariedade e fortalecimento das instituições sociais em Maringá.