Câmara Municipal
de Maringá
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícia

Acesso Rápido

Sala de Imprensa

Maio Laranja: Câmara participa de ação educativa contra a violência sexual infantil
Assessoria de Imprensa - CMM 20/05/2025

Nesta quarta-feira (21), das 17h às 18h, será realizada uma blitz educativa em frente à Câmara de Maringá, como parte das ações do ‘Maio Laranja’, mês de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.


A ação é idealizada pelo vereador Italo Maroneze (PDT) e visa alertar a população sobre a importância da denúncia e da proteção à infância.


A iniciativa reforça a existência de leis municipais que tratam diretamente da prevenção à violência sexual infanto juvenil, como:


Lei nº 8.966/2011 – obriga a afixação de placas com mensagens de combate à pedofilia em repartições públicas municipais;


Lei nº 8.865/2011 – determina a exibição de mensagens educativas nos veículos do transporte coletivo de passageiros;


Lei nº 8.655/2010 – exige placas contra a exploração sexual e prostituição de crianças e adolescentes em hotéis, motéis e similares.


Além disso, a legislação municipal instituiu o Programa 18 de Maio – Informar e Combater, transformado pelo texto da Lei nº 11.283/2021 no Maio Laranja, com o objetivo de promover ações efetivas durante todo o mês.


Durante a blitz, materiais informativos serão distribuídos, orientando sobre como identificar e denunciar casos de violência. Em Maringá, qualquer suspeita pode ser reportada por meio do DISQUE 125, canal direto com o Conselho Tutelar.


O vereador Italo Maroneze reforça o convite: “Convido todos a participarem desta blitz educativa, para que juntos possamos proteger nossas crianças e adolescentes”, finalizou.


Serviço:

Blitz Educativa de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Data: 21/05 (quarta-feira)

Local: Em frente à Câmara de Maringá

Horário: das 17h às 18h


Maio Laranja: Câmara participa de ação educativa contra a violência sexual infantil