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Resumo
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Expediente Diversos
(54ª Sessão Ordinária de 2021 da 1ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura)
1. LEITURA DE TEXTO BÍBLICO
Vereador Sidnei Telles.
2. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DE SESSÃO ANTERIOR
Ata da Sessão Ordinária do dia 15/07/2021.
3. EXPEDIENTE RECEBIDO PELA MESA
MENSAGEM DE LEI N. 71/2021 - Dispõe sobre a criação, composição e estruturação do conselho municipal de direitos LGBTI+.<br/><br/>Ofícios do Senhor Domingos Trevizan Filho, Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal, em resposta aos requerimentos e indicações dos Senhores Vereadores.<br/><br/>
4. PROPOSIÇÕES RECEBIDAS PELA MESA
4.1. SÚMULA DOS PROJETOS RECEBIDOS
PROJETO DE LEI Nº 16.041/2021<br/>Autor: Vereador Dr. Manoel <br/>Estabelece a reserva de, no mínimo, 7% (sete por cento) do total das vagas de estacionamento e garante, no mínimo, 1 (uma) vaga de estacionamento em locais de uso público ou privado, como supermercados, shoppings, hospitais, cemitérios, universidades, clínicas, estádios e outros locais semelhantes, para veículos conduzidos por pessoas idosas ou com deficiência ou que as transportem, desde que devidamente identificados.<br/><br/>PROJETO DE LEI Nº 16.043/2021<br/>Autor: Mário Hossokawa<br/>Outorga ao senhor Laurindo Cordiolli o Título de Cidadão Benemérito de Maringá.<br/><br/>PROJETO DE LEI Nº 16.047/2021<br/>Autor: Mário Hossokawa<br/>Denomina Marcos César Lukaszewigz a rotatória sem denominação localizada no cruzamento das Avenidas Mandacaru e Major Abelardo José da Cruz.
4.2. SÚMULA DOS REQUERIMENTOS RECEBIDOS
REQUERIMENTO Nº 1041/2021<br/>Autora: Vereadora Professora Ana Lucia <br/>Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, a razão pela qual o Poder Executivo Municipal não manifestou interesse em relação aos imóveis de propriedade da União, para fins de uso especial ou social, localizados no Centro Cívico de Maringá.<br/>O presente requerimento se justifica visto a necessidade de áreas para construção de habitações de interesse social, construção de próprios públicos para instalação de equipamentos públicos, bem como garantir que a propriedade urbana cumpra sua função social e não seja deliberadamente disponibilizada ao mercado de terras.<br/>Quanto à habitação de interesse social, o Cadastro Municipal de Inscritos Ativos na SEPLAN - DIRETORIA DE HABITAÇÃO ("DADOS COLETADOS EM 01/03/2021 22:00:04"), se compõe de 4.247 famílias inscritas para aquisição da Casa Própria (http://venus.maringa.pr.gov.br/habitacao_popular/pdf/lista_inscritos_habitacao.pdf).<br/>Considerando que o país está mergulhado numa profunda crise econômica, caracterizada pelo alto nível de desemprego cuja taxa chega 14% do total da força de trabalho; pela precarização do trabalho com mais de 50% dos trabalhadores ativos, sem carteira assinada; pelo disparo do aumento do preço da cesta básica; pela alta taxa de juros; pelo aumento do comprometimento da renda familiar com o custeio da moradia; além do agravamento da crise econômica em função da pandemia de Covid-19 e da incapacidade e não comprometimento do governo federal com políticas sociais de auxílio emergencial que pudessem fazer frente à profunda crise sanitária vivenciada, é de se esperar que, em médio prazo, o número de inscritos nos cadastros de habitação social aumente substancialmente.<br/>O aspecto relativo ao alto custo da moradia, por meio do aluguel ou da compra, merece destaque frente à informação do IBGE de que, pela primeira vez na série histórica das Pesquisas de Orçamento Familiar (IBGE, POF, 2018), o custo da moradia se tornou o item de maior gasto de consumo das famílias brasileiras. Quando somadas a moradia e a mobilidade, que são as duas maiores despesas de consumo familiar no Brasil, consomem 54,7% do orçamento mensal familiar, sendo que a despesa com a moradia é a maior, 36,6% do total dos ganhos familiares. Sendo assim, todo o esforço para assegurar a garantia do Direito à Moradia à população mais vulnerável de Maringá.<br/>Em relação à necessidade de aquisição de lotes naquela região para construção de equipamentos públicos, fica evidente que, em médio e longo prazo, o Poder Executivo, caso não manifeste interesse neste momento nas áreas da União, terá que recorrer ao mercado para comprar terras que no futuro estarão supervalorizadas. E não se trata aqui de futurologia. Qualquer eventual análise simples e prospectiva que considere a instalação do Hospital da Criança e do Centro Cívico naquelas imediações, além dos vultosos empreendimentos residenciais nas proximidades já instalados em Sarandi, município conurbado que vai constituir em breve o mesmo tecido urbano com Maringá, apontará nesta mesma conclusão.<br/>O Ofício n. 380/2021 da GAPRE, em resposta ao Requerimento n. 380/2021, cujo questionamento apresentado foi sobre a quantidade de imóveis locados pelo Município e suas finalidade de uso, e a quantidade de imóveis próprios desocupados, a quantidade de imóveis próprios construídos, reforça esta possibilidade. Destaca-se trecho específico para vossa reflexão: "Vale ressaltar que as Secretarias têm especificidades que não permitem a construção em áreas de difícil acesso para a população, o que dificulta nossas construções. Não há terrenos disponíveis nas regiões adequadas, problema que vai ser resolvido quando for construído o centro administrativo do município, no Centro Cívico da área do antigo aeroporto. A União já reservou os lotes para o futuro Paço Municipal e a nova sede da Câmara".<br/>O processo deflagrado para alienação de imóveis da União em Maringá é tão perverso que está sendo analisado pelos pesquisadores locais. Em Nota Técnica 01/2021 elaborada pela equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles - Núcleo UEM/Maringá, cujo objeto de análise foi a Portaria SPU/ME n. 5.165 de 04 de 2021, que autoriza a Superintendência do Patrimônio do Paraná a realizar o procedimento de alienação onerosa de imóveis pertencentes à União localizados no Município, evidencia a ausência de uma ação mais efetiva do poder local em garantir o cumprimento da função social da cidade.<br/>"De fato, a alienação de imóveis públicos, ainda que de propriedade de ente federativo diverso do Município, deve ser avaliada com prudência, uma vez que cabe também à União contribuir com a política urbana, promovendo, em conjunto com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, “programas de construção de moradias e melhorias das condições habitacionais, de saneamento básico, dos passeios públicos, do mobiliário urbano e dos demais espaços públicos (art. 3.º, inciso III da Lei n. 10.257/2001 – Estatuto da Cidade). Portanto, a alienação de imóveis públicos urbanos só deve se realizar quando em consonância com interesses coletivos. Ou seja, quando a alienação da área não estiver em descompasso como os direitos urbanísticos e sociais da população local, bem como quando contribuam para planos de desenvolvimento urbano. Não se pode aplicar ao patrimônio público a mesma lógica dos bens particulares, priorizando transações onerosas, com foco em interesses econômicos. Sob esta perspectiva, os bens públicos são elementos fundamentais para a implementação de políticas públicas, sendo essenciais para o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, compreendidas, dentre outras diretrizes, pelo direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, à oferta de equipamentos urbanos e comunitários etc. (art. 2.º do Estatuto da Cidade). Neste sentido, a própria Lei n. 9.636, de 15 de maio de 1998, prevê a possibilidade de doação de bens imóveis de domínio da União para os Estados, Distrito Federal, Municípios, fundações públicas e autarquias públicas federais, estaduais e municipais (art. 31)" (Nota Técnica 01/ Observatório das Metrópoles/2021)".<br/>Neste quesito, o que fica evidente é a necessidade urgente da intervenção do Poder Executivo Municipal para fazer cumprir o Estatuto da Cidade em âmbito municipal e, na condição de pólo metropolitano, fazer valer os preceitos do Estatuto da Metrópole.<br/> <br/>REQUERIMENTO Nº 1066/2021<br/>Autor: Vereador Belino Bravin <br/>Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a implantação de um Parque de Cordas na Praça Cidade de Bréscia, no Jardim São Jorge, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos.<br/>Ressalta-se que a medida tem por finalidade atender à reivindicação da comunidade local e do Núcleo de Freiras existente na região.<br/>Atenciosamente, Vereador Belino Bravin Filho.<br/>Plenário Vereador Ulisses Bruder.<br/><br/>REQUERIMENTO Nº 1068/2021<br/>Autor: Vereador Paulo Biazon <br/>Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há previsão para a implantação de Unidade Básica de Saúde – UBS para atender os moradores dos bairros Jardim Colina Verde I e II, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos.<br/><br/>REQUERIMENTO Nº 1076/2021<br/>Autor: Vereadora Cris Lauer <br/>Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, por quais razões a Administração Municipal adotou horários diferentes para o início da vacinação contra a Covid-19 entre a Secretaria Municipal de Saúde e as Unidades Básicas de Saúde – tendo em vista que, no primeiro local mencionado, a vacinação inicia-se às 08h00min, enquanto que nas UBSs a vacinação inicia-se às 09h00min, – bem como se há possibilidade de padronizar o horário de início da aplicação das vacinas para as 08h00min em todos os postos de vacinação do Município, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos.<br/><br/>REQUERIMENTO Nº 1077/2021<br/>Autor: Vereador Sidnei Telles <br/>Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, – relativamente à merenda escolar que é servida nos Centros Municipais de Educação Infantil de Maringá – o quanto segue:<br/>1 – quais são os critérios seguidos pela Administração Municipal para definir a escolha dos gêneros alimentícios que compõem a merenda servida nos CMEIs de Maringá;<br/>2 – de que forma é realizada a distribuição calórica por cada refeição servida no decorrer do dia para as crianças nos CMEIs maringaenses;<br/>3 – se as refeições são devidamente idealizadas e preparadas para atender às necessidades nutricionais especificas de cada faixa etária a faixa das crianças que frequentam os CMEIs,<br/>4 – se há possibilidade de oferecer alimentos menos industrializados e mais naturais para as crianças. Em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade, e, em caso negativo, decline os motivos. <br/><br/>REQUERIMENTO Nº 1078/2021<br/>Autora: Vereadora Professora Ana Lucia <br/>Autor: Vereador Mário Verri <br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Requer à Mesa seja encaminhada ao Excelentíssimo Sr. Ademar Traiano, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, MOÇÃO DE APOIO desta Casa de Leis à reivindicação da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná (CNPJ: 78.782.158/0001-58), que visa à inclusão da língua espanhola como disciplina obrigatória nas escolas públicas do Estado.<br/>Ressalta-se que a reivindicação da associação em questão tem como base o Movimento Fica Espanhol no Paraná, tendo em vista que, a partir da Lei n. 13.415/2017, a oferta do idioma passa a ser optativa no Ensino Médio.<br/>Nesse sentido, os representantes da entidade e do movimento apelam para que os deputados considerem as particularidades linguísticas e econômicas do Estado, em especial sua posição geopolítica nas diretrizes do Mercosul, cujo ensino de espanhol corresponde a uma questão de política estratégica que precisa ser garantida pela legislação paranaense, corroborando com sua importância como instrumento para relações comerciais, turísticas e culturais.<br/>De maneira prática, o pedido à ALEP é para que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n. 3, de 2021, que acrescenta o parágrafo 9.º ao Art. 179 da Constituição do Estado, instituindo a obrigatoriedade do ensino de espanhol no Sistema Educativo Paranaense, seja efetivamente pautado e aprovado pelos parlamentares, mantendo dessa forma o ensino da língua espanhola como disciplina obrigatória nas escolas públicas do Ciclo II do Ensino Fundamental (6.º ao 9.º ano) e do Ensino Médio. <br/>
4.3. SÚMULA DAS INDICAÇÕES RECEBIDAS
INDICAÇÃO Nº 1112/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a construção de um complexo educacional no imóvel localizado na Zona 44, Quadra 128, entre as Ruas Maria Campagnucci Rubim, Pedro Cano, Rubens Orlandine e Izabel Fernandes Cano, no Jardim Espanha, contendo uma escola de ensino fundamental, um centro municipal de educação infantil e um espaço de esportes e lazer.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1113/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que estude a possibilidade de determinar a implantação de redutor de velocidade na Avenida Pedro Taques, defronte do número 3397 (Sistema Prever), no Jardim Alvorada.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1116/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a execução do serviço de recapeamento asfáltico na Rua Florence Nightingale, no Jardim Alvorada.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1117/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a execução do serviço de recapeamento asfáltico na Rua Rio Aquidauana, na Zona 37.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1118/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a execução do serviço de recapeamento asfáltico na Rua Rio Amazonas, na Zona 37.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1119/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a execução do serviço de destoca do toco de árvore existente na Rua Venezuela, defronte do número 1468, na Zona 24.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1124/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine o recapeamento asfáltico da Rua Arvelino Delmônico, no Jardim São Domingos.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1125/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine o recapeamento asfáltico da Rua Alexandre Fleming, no Jardim Alvorada.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1132/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a revitalização da pintura da sinalização de trânsito horizontal, demarcando o estacionamento para motocicletas, na Avenida São Paulo, defronte do número 1046.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1133/2021<br/>Autora: Vereadora Professora Ana Lucia <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que adote as medidas necessárias visando à substituição da frota de veículos utilizados para a execução do serviço de coleta de lixo orgânico e reciclável em Maringá por veículos movidos à energia elétrica, conforme as concepções explicitadas nos projetos para Maringá: "smart city"; "cidade de classe mundial"; "produção energética sustentável"; "abastecimento de energia elétrica para automóveis"; "cidade inteligente" etc .<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1141/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine as providências necessárias visando à revitalização do calçamento da faixa de passeio público na Avenida Herval, defronte da horta comunitária da Vila Esperança.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1144/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a revitalização da rampa de acesso situada na horta comunitária da Vila Esperança.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1146/2021<br/>Autor: Vereador Delegado Luiz Alves <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que adote medidas visando viabilizar que os boletos emitidos pelo Município para recebimento de débitos diversos, tais como taxas e impostos, inclusive o IPTU, sejam atualizadas automaticamente depois de vencidos, com acréscimo dos valores relativos à atualização monetária e multa de mora, de modo que os contribuintes possam efetuar o pagamento sem a necessidade de impressão de novo boleto atualizado.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1148/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a implantação de horta comunitária no Parque Hortência II.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1155/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a execução do serviço de recapeamento asfáltico na Rua Jorge Benedito Seraval, por toda a sua extensão, no Parque Hortência II.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1156/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a limpeza dos bueiros existentes na Rua Imburana, na Zona 05.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1163/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que estude a possibilidade de determinar a implantação de redutor de velocidade (“quebra-molas”) na Rua Agostinho Sanches Martins, defronte do Centro Municipal de Educação Infantil Esther Gonçalves Josepetti, n. 1230, no Distrito de Iguatemi.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1165/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que adote providências para que se proceda à remoção dos tocos de árvore existentes na Rua Ademir Favoretto, defronte dos números 471, 591 e 627, no Conjunto Residencial João de Barro Thaís.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1166/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que adote providências para que se proceda à remoção dos tocos de árvore existentes na Rua Raimundo Emílio Carraro, defronte dos números 193, 217, 226, 137, 90, 78 e 40-B, no Conjunto Residencial João de Barro Thaís.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1167/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a limpeza dos bueiros existentes na Avenida Doutor Luiz Teixeira Mendes, entre a Avenida Carlos Gomes e a Rua Vicente de Carvalho, na Zona 05.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1177/2021<br/>Autor: Vereador Altamir dos Santos <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine implantação de vagas para estacionamento de motocicletas na Avenida Brasil, defronte do número 568, na Zona 8.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1180/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a execução do serviço de recapeamento asfáltico na Rua Dona Aziza Mariana Jorge, por toda a sua extensão, no Parque das Grevíleas.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1181/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a execução do serviço de recapeamento asfáltico na Rua Pioneiro Hermínio Zenaro Manin, por toda a sua extensão, no Parque das Grevíleas.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1183/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a execução do serviço de recapeamento asfáltico na Rua Urubupungá, por toda a sua extensão, no Parque das Grevíleas.<br/><br/>INDICAÇÃO Nº 1184/2021<br/>Autor: Vereador Onivaldo Barris <br/>Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, que determine a execução do serviço de recapeamento asfáltico na Rua Salto Santiago, por toda a sua extensão, no Parque das Grevíleas.<br/><br/>
5. PRONUNCIAMENTO DOS VEREADORES
Vereadores Ana Lúcia Rodrigues, Sidnei Telles, Alex Chaves, Paulo Biazon e Mário Verri.