A exposição “Em Memória das Memórias”, de Alinor Rodrigues, abre a ExpoCâmara 2025, no hall térreo do Legislativo maringaense. A cerimônia que marca esse acontecimento começará às 14h, com a presença de amigos do pintor, familiares e vereadores.
São 22 telas pintadas por Alinor Rodrigues, de 89 anos, durante a pandemia de Covid-19, período em que ele ficou isolado com o filho e a nora em uma chácara de Maringá.
Mesmo sem técnica e sem tanta firmeza nas mãos, Rodrigues venceu barreiras internas para retratar as memórias de sua infância. Antes dessa fase, ele nunca havia utilizado pincéis e tintas. Em cores vibrantes, desenhou paisagens do interior de Santa Catarina carregadas de emoção.
Segundo Joaquim dos Santos Neto, coordenador da Escola Legislativa e da ExpoCâmara, “as obras são comoventes, intensas e alegres. Que ele nos inspire com seu exemplo”, comentou.
Durante os últimos cinco anos de sua vida, Rodrigues produziu mais de 60 trabalhos. Ele faleceu aos 94 anos, mas “deixou um legado de coragem, lembranças, sentimentos e saudade. Não venceu a morte, mas venceu a vida…”, escreve seu filho no texto de apresentação da exposição.
As obras podem ser conhecidas pela comunidade, gratuitamente, até o dia 31 de maio, das 8h às 18h, no hall de entrada da Câmara de Maringá.
Serviço:
Exposição: Em Memória das Memórias
Artista: Alinor Rodrigues
Local: Hall de entrada da Câmara de Maringá – Avenida Papa João XXII, 239
Horário: 8h às 18h
Data: 16/05/2025 a 31/05/2025