Câmara Municipal
de Maringá
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícia

Acesso Rápido

Sala de Imprensa

Reunião pública irá debater o combate à violência contra crianças e adolescentes
Assessoria de Imprensa - CMM 08/07/2025

A Câmara de Maringá realiza nesta quarta-feira (9), reunião pública que irá debater o combate à violência contra crianças e adolescentes. A reunião, que será realizada a partir das 19h, foi organizada pelo vereador Italo Maroneze (PDT).


O vereador destaca a importância da discussão de um tema tão relevante para a construção de uma sociedade melhor. “É fundamental a discussão do combate à violência contra nossas crianças e adolescentes para a construção de políticas públicas cada vez mais eficientes na proteção e garantia dos direitos deles”, defende.


Ele informa que a reunião tem como objetivo discutir as cinco principais formas de violências reconhecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (violência física, psicológica, sexual, institucional, negligência e abandono) e identificar como o poder público pode atuar para diminuir estes casos e proteger de forma mais integral, crianças e adolescentes.


“Além do público que tem interesse no tema e que pode participar da reunião também convidamos especialistas e estudiosos da área, com vasta experiência e atuação, para discutirmos caminhos possíveis para as crianças e adolescentes maringaenses que estão expostas à violência física, psicológica, sexual, institucional, patrimonial bem como à negligência e abandono” explica o vereador.


A reunião contará com a participação da doutora Angela Mendonça, presidente da Associação Brasileira de Direito Educacional – ABRADE Seccional Paraná e diretora acadêmica da OAB- PR; doutor Ailton Morelli, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da doutora Eliane Maio, doutora em Educação Escolar e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.


No Brasil, de acordo com o projeto Cadê Paraná, realizado pelo Centro Marista de Defesa da Infância, em 2023, a cada 17 minutos o Disque 100 recebeu uma denúncia de violência sexual contra criança ou adolescente, e em 73% dos casos esta não foi a primeira vez que a violência ocorreu. De 2020 a 2023, dos casos registrados no Disque 100, 31% dos prováveis agressores tinha idade entre 30 e 44 anos e 72% eram homens.


Em 2023, a cada dois minutos o Disque 100 recebeu uma denúncia de violência física contra criança ou adolescente. Neste caso, 90% dos registros indicam que não foi a primeira vez que a violência aconteceu. E em 88% dos casos a violência ocorreu dentro de casa.


No caso de violência psicológica, o Disque 100, mostrou, em 2023, um registro a cada 30 segundos. E em 89% dos casos não foi a primeira vez que a violência aconteceu. Os agressores são mãe, pai e padastro e em 54% dos casos as agressoras são mulheres.


Serviço

Reunião Pública: “Maringá Unida: Combatendo a Violência contra Crianças e Adolescentes”

Dia/horário: 9 de julho, às 19h.

Local: Câmara de Maringá -Plenário Vereador Ulisses Bruder. Avenida Papa João XXIII, 239.


Câmara Municipal de Maringá